sábado, 23 de outubro de 2010

MATÉRIA ESPECIAL - Violência nos estádios é válvula de escape

 Por Valéria Castor 


A segurança nos estádios esportivos não é a mesma de antigamente e, hoje, as pessoas ficam mais receosas para irem a uma partida entre dois grandes times. Isso, na realidade, é um reflexo das frustrações que os cidadãos sofrem no cotidiano das grandes metrópoles, já que os mesmos enxergam os problemas dos jogadores dos clubes como se fossem os seus.

Essa é a visão da professora Teresa Fragelli, responsável pela disciplina e pelo estágio de Psicologia e Esporte, do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Veiga de Almeida. A Matéria Especial dessa semana traz uma entrevista com a professora sobre as questões relacionadas a esse tema, tão atuais para a sociedade.

Informativo Veiga Online - O que leva uma pessoa a ter atitudes violentas em um jogo de futebol? O que a faz agir assim?
Fragelli - Os esportes de massa funcionam como uma válvula de escape das frustrações da rotina do torcedor, que vivenciam os sucessos e fracassos dos jogadores como se fossem seus.

Informativo Veiga Online - Mesmo tendo consciência de que atos violentos é uma conduta errada e conhecendo suas consequências alguns torcedores ainda praticam. Qual o motivo disso?
Fragelli
- Ela se decepciona quando o espetáculo não exerce um poder catalisador e quer descarregar suas frustrações de qualquer maneira.

Informativo Veiga Online - O que acontece no psicológico de um torcedor que mata um torcedor do time adversário, por exemplo, só por causa das divergências ligadas ao futebol? É algum distúrbio psíquico?
Fragelli
- Pode ser, uma vez que o ato demonstra uma incapacidade de controle dos impulsos.

Informativo Veiga Online - Há tratamentos para pessoas agressivas, como esses torcedores que participam de episódios violentos em estádio?
Fragelli - Sim. Nos EUA existe um movimento crescente de psicólogos esportivos que atuam diretamente junto aos torcedores, no sentido de amenizar situações de conflito e violência entre torcidas.

Informativo Veiga Online - Quem tem responsabilidade por essa situação, que se agrava cada dia mais?
Fagelli
- O poder público que falha nas ações de segurança, a mídia, dirigentes, técnicos e torcidas rivais que fomentam a situação. Além da política de resultados positivos onde o importante é vencer a qualquer preço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário