sábado, 9 de outubro de 2010

Jornalista Marcelo Barreto participa da 6ª Secom na UVA


“Os 11 maiores camisas 10 do Futebol Brasileiro”
Por Valéria Castor :: 7°período:: Jornalismo

O jornalista esportivo, apresentador e comentarista do SportTV, Marcelo Barreto, foi o convidado da palestra “Os 11 maiores camisas 10 do Futebol Brasileiro”, que ocorreu no auditório da Universidade Veiga de Almeida, em 28 de abril, terceiro dia do evento da Semana de Comunicação (Secom) de 2010. O título dado à conversa com estudantes presentes de Publicidade e Jornalismo,  que Marcelo promoveu,  é também o nome de seu livro lançado logo após o debate.

E essa característica dos meios de comunicação se tornarem cada vez mais influentes nas coberturas da imprensa esportiva só tende a crescer, de acordo com a visão do convidado. A precisão que a tecnologia trouxe para os jogos como os de futebol modificou, inclusive, na forma como a arbitragem age diante de instantes de difícil análise e que costumam ser polêmicos. “Uma vez, em um lance de uma Copa do Mundo que eu acompanhei profissionalmente, o jogador Júnior Baiano havia cometido pênalti sobre o adversário. 

Porém, foi um momento complicado de ser analisado a olho nu. Pediram, então, a ajuda das várias câmeras espalhadas pelo campo e somente uma televisão sueca tinha pego o ângulo que mostrava realmente o Baiano puxando a camisa do outro atleta. Hoje, não há ângulo que não se possa ver e analisar”, afirmou, considerando que se observa uma expansão de departamentos de comunicação voltados para essas coberturas altuamente.

Ao final da conversa com os alunos, Marcelo autografou os livros dos que haviam adquirido em uma sala. Segundo ele, essa aproximação entre iniciantes e profissionais do mercado que eventos universitários como a Secom promovem é um compromisso que a universidade deve para praticar, já que é esse o papel dessa instituição na vida dos estudantes. “Então, como nem sempre esses profissionais têm disponibilidade para dar aulas, esses encontros são uma ponte que se pode fazer para instigar esse contato. E, quanto mais o aluno souber sobre o funcionamento da carreira que escolheu, melhor será a formação dele”, assinalou.

E, até esta sexta-feira, dia 30 de abril, outros encontros com quem atua no mercado de Comunicação serão promovidos pela Universidade Veiga de Almeida por meio de palestras, debates e mostras. O evento acontece no Campus Tijuca. A programação completa está no site da própria instituição organizadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário