sábado, 9 de outubro de 2010

Jornalismo Esportivo e a integração com as mídias sociais

Por Valéria Castor :: 7°período de Jornalismo

A palestra “Jornalismo Esportivo e a integração com as mídias sociais”, de 30 de abril, foi mais uma das programações da 6ª Secom. Esportes e mídias sociais foi o tema de palestra no último dia do evento Semana de Comunicação (Secom) da Universidade Veiga de Almeida. O assunto foi ministrado por Cristina Dissat, jornalista do blog “Fim de Jogo”. A abordagem da especialista foi sobre o uso das redes digitiais – como Facebook, Twitter e Videolog – nas coberturas de eventos dos esportes que ocorrem em torno da região do Maracanã. Tudo que se relaciona aos jogos desde a movimentação de torcedores nos arredores do estádio até dados estatísticos de cada partida é focado nas reportagens da convidada.
O blog nasceu em 2004 e, com o passar do tempo, Cristina introduziu novas ferramentas tecnológicas que dessem respaldo às informações veiculadas na página da Web. No começo, ela noticiava, principalmente, brigas envolvendo torcedores. Por isso, até a escolha do título “Fim de jogo” surgiu quando, no final de um clássico entre Flamengo e Fluminense, ela reparou que o momento em que mais ocorriam os enfratamentos das torcidas eram nos términos dos jogos. Até esse instante, o objetivo inicial de fazer denúncias passou a ser o de prestar de serviços ao público interessado em cada detalhe das partidas – como, bilheteria, lances futebolísticos, acontecimentos marcantes nas partidas.
E para dar cada vez mais visibilidade profissional à página eletrônica, a palestrante se baseia na seriedade, sendo honesta e mantendo a ética a respeito de tudo o que realiza. Além disso, o interesse pessoal em querer entender bem de novidades digitais para dar mais agilidade e independência ao trabalho feito no Maracanã é importante porque melhora o desempenho e gera relevância diante dos concorrentes e do público. É uma forma de se renovar profissionalmente. Na apresentação de slides que usou na palestra, ela destacou, nesse contexto, algumas recomendações: atenção no que se escreve, releitura dos textos para não divulgar equívocos, pesquisas apuradas e o tratamento de conteúdos exclusivos.
Depois que conquistou espaço entre os veículos de comunicação, conseguindo, inclusive, credenciamentos para trabalhar nas partidas, ela evidenciou outro ponto para continuar crescendo, que é o de sempre se manter em destaque. “Estar presente te reforça”, apontou. Participar de eventos que abordem os assuntos sobreo objetivo do blog, demonstrar interesse em produzir um trabalho sério e capaz, se expor para o mercado e para a concorrência a fim de que se tornem mais conhecidos.

Todos esses detalhes ajudam a dar visibilidade e credibilidade ao “Fim de Jogo”. Cristina, que atua ao lado do fotógrafo Celso Pupo e do webdesign Eduardo Frick, salientou que isso deve ser feito tanto nas redes sociais on-line quanto nas off-line. Ou seja, é importante se colocar disponível para o trabalho no meio digital entre os internautas, mas também é fundamental acompanhar os acontecimentos relacionados ao tema principal do blog.
Hoje, segundo dados apresentados pela convidada, o reconhecimento do “Fim de Jogo” tem alcançado resultados positivos. Por exemplo, no twitter já são 2.120 seguidores e 12.287 publicações; no Videolog – site em que divulga os vídeos feitos com os materiais coletados em cada cobertura – constam 79 vídeos; existem 711 fotos dos jogos noticiados na rede e 47 vídeos enviados para a Web ao vivo. Um dos diferenciais que a tornaram tão próxima dos torcedores usuários da rede foi o fato de que, realmente, procura interagir com os seus seguidores, respondendo a comentários e mensagens que digitais que são enviados pelas mídias sociais on-line.
Esse foi o último dia da 6ª Secom. Desde a segunda-feira, dia 26 de abril, a Universidade Veiga de Almeida realizou mostras, palestras, debates e disponibilizou oficinas para os estudantes da graduação de Comunicação Social interessados em saber um pouco a respeito do cotidiano daqueles que já atuam no mercado. A participação ativa dos alunos demonstrou a interatividade que eventos como esse trazem para o ambiente universitário.

Agência UVA

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