quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Na final do Brasileirão, Fluminense ergue a taça após 26 anos do primeiro título

Por Valéria Castor:: 8°período de Jornalismo

 
A rodada final do Campeonato Brasilieiro começou na quinta-feira, dia 2 de dezembro, com o jogo entre Grêmio Prudente e Internacional. Nesse caso, o colorado derrotou por 3 a 0 o adversário, que já estava rebaixado desde rodadas anteriores,já que permaneceu como lanterna na maior parte da competição. Enquanto isso, o Inter, que já ia para a Libertadores, apenas confirmou o favoritismo nessa partida.

A decisão do campeonatou ficou mesmo para domingo, 5 de dezembro. E foi nesse dia que o Brasil conheceu o campeão de 2010, o Fluminense. O tricolor carioca, depois de 26 anos de levantar a primeira taça do Brasileirão, pôde festejar novamente o título, após vencer do Guarani por 1 a 0 no Engenhão, com gol marcado pelo jogador Emerson. O clube de Campinas, entretanto, não teve essa sorte, pois também desceu para a Segunda Divisão do futebol nacional, com a soma de apenas 37 pontos. Outro clube rebaixado foi o Vitória, que ficou só no 0 a 0 com o Atlético Goianiense, em pleno Barradão.

Além desses, outros jogos aconteceram pelo país e definiram o futuro dos demais clubes. O Vasco, por exemplo, fez 2 a 0 sobre o Ceará, dentro de casa, e garantiu a vaga para disputar a Sul-Americana no ano que vem. Ao mesmo tempo, o Atlético Paranaense conseguiu o placar de 1 a 0 ao enfrentar o Avaí, na Arena da Baixada. Com esse resultado, o Furacão, da mesma maneira que o Vasco, participará da Sul-Americana. Já o time catarinense, que totalizou 43 pontos, não conseguiu nada melhor do que a 15ª posição, o que o deixou fora das demais competições.

No último dia da rodada final, também teve a goleada de 4 a 0 do São Paulo sobre o Atlético Mineiro. Mesmo assim, tanto os são paulinos quanto os alteticanos vão para a Sul-Americana. Isso mostra a superação do Galo, que sofreu com o risco de rebaixamento por muitas rodadas, mas conquistou a penúltima vaga para essa disputa. Atrás dele, na última vaga, ficou o Flamengo. O time rubro-negro encerrou a participação no Brasileiro de 2010, nesse domingo, com a o empate de 0 a 0 com o Santos e, com a ajuda de outros jogos, conseguiu o último lugar para a Sul-Americana.

Enquanto isso, outros clubes, que disputavam  o título com o Fluminense, jogaram. O Corinthians empatou com o Goiás em 1 a 1 e o Cruzeiro venceu, de 2 a 1, do Palmeiras. Dessa forma,o segundo lugar ficou com a Raposa e o terceiro com o Timão. E, por fim, Grêmio e Botafogo se enfrentaram para saber qual dos dois ficaria com a última vaga para a Libertadores de 2011. Os gremistas levaram a melhor ao derrotaram o clube liderado por Joel Santana, por 3 a 0, no Olímpico. Com isso, os botafoguenses, que somaram 59 pontos e fecharam o campeonato no 6º lugar, participarão da Sul-Americana.

Agência UVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário